segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os desafios de um mandato comunista

Nilton Bobato *

Nesta quinta-feira inicia o ano legislativo em Foz do Iguaçu, onde estamos desenvolvendo a experiência parlamentar na Câmara Municipal. Aproveito a data para dissertar um pouco sobre um mandato comunista numa cidade de médio porte, com as características de um município multicultural fronteiriço, mas conservadora como a maioria das cidades paranaenses e provinciana na cena política.

Desde 2000 o PCdoB mantém um mandato na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Os dois primeiros mandatos foram conduzidos por Chico Brasileiro, hoje vice-prefeito e secretário de saúde.

Iniciamos o nosso mandato em 2009 e desde então enfrentamos as contradições da democracia brasileira somadas as dificuldades de qualquer Câmara Municipal onde o cenário para o debate de grandes temas não é muito favorável.

Tentamos conciliar a promoção de grandes temas como a causa palestina, a integração latino-americana, o pensamento de esquerda, com ações no cotidiano dos problemas locais, nas demandas diárias surgidas de maneira organizada ou não, com a apresentação de projetos e debates de temas macros e a construção de um mandato com participação popular, muita transparência, prestação de contas, com prioridade na organização de movimentos sociais.

Somado as estas necessidades rotineiras de qualquer mandato comunista, ainda atuamos na articulação política junto ao executivo já que o PCdoB integra a administração municipal numa aliança com o PDT e outros partidos e além da vice-prefeitura e da Secretaria de Saúde com Chico Brasileiro, a professora Joane, também um quadro do PCdoB, é a titular da Secretaria de Educação. Estas responsabilidades políticas e administrativas com o Governo Municipal são compromissos que obrigam o Mandato a ter ações nas diversas áreas do Município.

As ações do mandato ainda são complementadas pela presença em comissões do legislativo. Integro a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e sou o presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e Defesa do Cidadão. Dirijo também os trabalhos, pelo segundo ano consecutivo, da principal comissão da Câmara, a Comissão Mista que reúne os presidentes das comissões permanentes.

Todo o caminho é pautado pelos princípios que regem um mandato comunista. Além da transparência e da busca constante da participação popular organizada, do debate rotineiro com o Partido, procuramos fazer da ética e da manutenção de compromissos nossos lemas maiores.

Os resultados tem sido positivos. Neste período conquistamos projetos importantes como o Sistema Municipal de Cultura, proposta que articulamos a partir da promoção da participação do movimento cultural nos debates, ou ainda a Lei que criou o COMDES – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Já são mais de quinze leis e dezenas de requerimentos.

Um mandato comunista é um desafio constante. Para acompanhar nossas ações e os debates em que participamos acesse: www.niltonbobato.com.br.


* Vereador do PCdoB em Foz do Iguaçu (PR), membro do Conselho Nacional de Política Cultural, professor e escritor.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

III Encontro Institucional do PCdoB

Convocação

O Partido Comunista do Brasil de Foz do Iguaçu, convoca seus filiados à participarem do 3º Encontro Institucional do PCdoB, que será realizado neste sábado dia 05 de fevereiro de 2011, às 09hs, no Foz Presidente Hotel (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1000 - Centro).

Pauta:

  • Conjuntura Nacional, Estadual e Municipal - Direção Municipal;
  • Papel do Militante com Função de Governo na Construção do PCdoB - Nilton Bobato;
  • Apresentação do Ciclo de Seminários - Luiz Henrique Dias;
  • Assuntos Gerais do Partido.

*A presença de todos é indispensável.


Infos: Luiz Henrique - 9992-1881 | pcdobfozdoiguacu@gmail.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Foz recebe Walter Sorrentino nos dias 11 e 12 de fevereiro

Secretário Nacional de Organização do PCdoB visitará a cidade para reuniões internas com a Direção Municipal e apresentará um Seminário aberto ao público sobre as perspectivas para o Brasil e para o Governo Dilma


Foz do Iguaçu receberá nos dias 11 e 12 de fevereiro a visita do Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino. O médico, que é um dos mais importantes nomes do Partido no país, cumpre uma densa agenda na cidade, onde falará com filiados, terá diversas reuniões fechadas com a Direção e apresentará um seminário, aberto ao público, no dia 12 de fevereiro, às 09h00, na Câmara de Vereadores, sobre as perspectivas para o Brasil.


O evento abre o Ciclo de Seminários 2011 do PCdoB de Foz do Iguaçu, em que o Partido pretende discutir a cidade junto à comunidade, num período de seis meses, traçando a linha de elaboração do seu programa de governo para o município.


Sorrentino vem à Foz para dar início ao projeto de discussão e para oficializar Foz do Iguaçu como uma prioridade política para a Direção Nacional do Partido, que faz parte da base aliada à Dilma.


Walter Sorrentino


Médico, nascido em 1954, paulistano, pai de três filhos. Ingressou na USP em 1972, onde se ligou ao teatro, à música e, mais tarde, ao Movimento Estudantil, presidindo o Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina em 1975, em plena ditadura militar. Formou-se em 1977.


Walter é membro do PCdoB desde 1973. Atuou ilegalmente durante anos e, em 1984, teve a casa invadida pelos militares, sendo detido em frente à sua família.


Como dirigente, foi membro do Secretariado Estadual e, por onze anos, Presidente Estadual do PCdoB. Desde 1988 integra o Comitê Central do Partido, onde foi Secretário Nacional de Formação e atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Organização.

Para saber mais acesse www.waltersorrentino.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ciclo de Seminários 2011

FEVEREIRO

05 – III Encontro Institucional do PCdoB de Foz do Iguaçu

Local: Foz Presidente Hotel (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1000)

Horário: 09hs


12 – Abertura dos Seminários – Walter Sorrentino: Projetos para o Brasil

Local: Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

Horário: 09hs


26 – Seminário Temático – Joane Vilela: a Educação e a Cidade

Local: Foz Presidente Hotel

Horário: 09hs

Ciclo de Seminários 2011

O Comitê Municipal do PCdoB de Foz do Iguaçu aprovou nesta terça-feira, 25 de janeiro, na ocasião de 13ª reunião ordinária, o cronograma do Ciclo de Seminários 2011, que acontecerá entre os meses de fevereiro e setembro.


A proposta é de uma ampla discussão sobre os rumos do desenvolvimento econômico e social da cidade, respeitando suas particularidades e oferecendo, ao final do Ciclo, um estudo concreto sobre o conjunto dos temas, que abrange desde educação até relações internacionais, passando por áreas estratégicas como mobilidade urbana, cultura e participação popular.


O primeiro encontro acontecerá no sábado, 12 de fevereiro, às 09h00, na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu e contará com a presença do Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, discutindo o tema “Projetos para o Brasil”.


Convidamos todos os cidadãos iguaçuenses a fazer parte desse importante momento de debate!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FMI eleva previsão de crescimento do Brasil em 2011 para 4,5%

Projeção é 0,4 ponto maior que a divulgada em outubro,
Para 2012, aposta permanece inalterada em 4,1%.


Do G1, com informações do Valor Online

A economia brasileira deve crescer 4,5% em 2011 e 4,1% no próximo calendário, de acordo com as projeções divulgadas nesta terça-feira (25) na atualização do documento Perspectiva Econômica Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Continue lendo...

Lutar pela paz e denunciar os crimes de guerra do imperialismo

A solidariedade internacional e a luta dos povos contra o avanço das forças imperialistas são os temas da entrevista da presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, ao Vermelho.


Por Mariana Viel

Socorro destacou, entre o conjunto de atividades realizadas em 2010 por ambas as entidades, a atuação pelo desarmamento nuclear e a campanha pela retirada das bases militares dos EUA de territórios espalhados pelos cinco continentes.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Governo pode rever padrão para transmissão de rádios comunitárias

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cézar Alvarez, se reuniu neste sábado (22) com representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) para discutir reivindicações do setor. Alvarez tomou conhecimento das principais questões levantadas no dia de encerramento do 7º Congresso Nacional da Abraço, realizado durante esta semana em Brasília.

Foi a primeira vez em 14 anos que o governo federal estabeleceu um canal de diálogo com a associação e o tom foi de conciliação. "Há uma determinação expressa da presidente Dilma Rousseff ao ministro [do Planejamento] Paulo Bernardo no sentido de trabalhar a relação com rádios comunitárias - com a Abraço em particular como uma das maiores [entidades representativas] do setor - dentro de uma qualificação da radiodifusão como um todo", disse Alvarez.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A integração latino-americana de fato e as cidades

Nilton Bobato *

O sonho de Bolívar, de Neruda, de Mercedes e tantos outros avançou a passos largos após o advento da posse do timoneiro Luís Inácio Lula da Silva em 2003.

O Mercosul, que antes era só um instrumento para algumas empresas fazer negócios, aos poucos se transformou em palco político, em cenário de debate dos problemas comuns que nós enfrentamos, com suas cumbres, seus tratados nas mais diversas áreas, a presença constante de quase todos os chefes de governos dos países da América do Sul e alguns da América Central, o debate sobre o Parlasul e outros instrumentos.

Aldo Rebelo: Folha mente ao associar Código Florestal e enchentes

Não é o Código Florestal Brasileiro que guarda relação com os fatos ocorridos na Região Serrana do Rio de Janeiro, como faz acreditar a matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 de janeiro (“Revisão do Código Florestal pode legalizar área de risco e ampliar chance de tragédia”).

Por Aldo Rebelo*

A Lei Federal nº 6.766/79, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano — e que sequer foi mencionada na matéria — é o marco legal ao qual a matéria deveria se reportar. É preciso deixar claro que o Código Florestal vigente no país e as mudanças em andamento na Câmara dos Deputados tratam apenas da ocupação de módulos rurais, deixando a questão urbana para a legislação específica.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UBM debate perspectivas para as mulheres no novo Brasil de Dilma

A União Brasileira de Mulheres (UBM) realiza no próximo sábado e domingo (22 e 23 de janeiro), no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo, a reunião anual da Coordenação Nacional da entidade.

O evento irá reunir diversas lideranças nacionais do movimento de mulheres e contará com a participação da secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amância (PCdoB-DF).

De forma ampla, o encontro irá debater “O Brasil em nova perspectiva: O protagonismo das Mulheres” - que também será tema da palestra proferida pela secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liège Rocha.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Economia da China cresce 10,3% em 2010

Aceleração foi maior do que era previsto e representa uma alta sobre 2009.
No ano, índice de preços ao consumidor acumulou avanço de 3,3%.

Do G1, com informações de agências

A economia chinesa cresceu 10,3% em 2010, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (20). A aceleração foi maior do que era previsto e representa uma alta em relação ao número de 2009, quando foi registrado um crescimento de 9,2%.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês chegou à marca dos 39,8 trilhões de yuan (R$ 10 trilhões) no ano passado.

Leia mais...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

País gerou mais de 2,55 milhões de empregos formais em 2010, diz Lupi

Números do Caged do fechamento do ano ainda serão anunciados. No acumulado do ano até novembro, 2,54 milhões de vagas foram criadas.


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse nesta quinta-feira, em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que a geração de empregos formais no país em 2010 ultrapassou os 2,55 milhões.



E a literatura no projeto cultural?

Nilton Bobato *

Os sinais dados pela presidente Dilma em seu discurso de posse, deixando claro que o governo federal tratará cultura como um processo de desenvolvimento e atividade econômica, que aliado a fortes investimentos em educação, ciência e tecnologia, constituirá a base da nação que queremos construir, são alvissareiros.

Os primeiros passos da ministra Anna de Hollanda são expressivos, e no universo da simbologia, importantes.

Neste mesmo universo simbólico vale também salientar que a presidente Dilma, em seu discurso de posse, incluiu entre os bens culturais citados a literatura, outro fato inédito.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Faltam vagas na educação infantil em todo o país

Em todo início de ano letivo, mães de crianças até 5 anos de idade passam pela mesma dificuldade para conseguir vaga para seus filhos em escolas de educação infantil. O déficit no país ainda é grande: apenas 18,4% da população de 0 a 3 anos estão matriculados em creches, segundo dados de 2009. Na pré-escola, a situação é um pouco melhor: cerca de 80% dos brasileiros de 4 e 5 anos estão na escola, mas ainda há uma demanda grande a ser atendida.

Só em 2009 o Brasil incluiu a pré-escola entre as etapas obrigatórias da escolarização – até então apenas o ensino fundamental era compulsório. Como não havia a obrigação de receber todos os alunos, os municípios ainda não conseguem atender a demanda. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que ampliou esse direito prevê que até 2016 todos as crianças de 4 e 5 anos deverão estar matriculadas.

Governo estuda fim do fator previdenciário

O fator previdenciário parece estar com os dias contados.

Instituído após a Reforma da Previdência de 1998 como forma de reduzir as aposentadorias pagas e, consequentemente, poupar recursos da Previdência, o mecanismo tem sido alvo de críticas desde sua criação. Trabalhadores, centrais sindicais e advogados são unânimes em apontar o fator como injusto e prejudicial aos aposentados. Agora até o governo fala em liquidá-lo.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EDITAL

13ª REUNIÃO ORDINÁRIA

COMITÊ MUNICIPAL

FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil, cumprindo normas estatutárias, convoca os membros do Pleno Municipal do PCdoB de Foz do Iguaçu para a 13ª Reunião Ordinária do Comitê Municipal, a realizar-se no dia 25 de janeiro de 2011 (terça-feira), na cidade de Foz do Iguaçu, na rua Rui Barbosa, 1172 (sala do Luiz Henrique), das 18h30 às 22h00.


A reunião será constituída dos seguintes assuntos

  1. Abertura;

  2. Análise da Conjuntura Nacional e Estadual;

  3. Encontro institucional;

  4. Ciclo Seminários e definição dos palestrantes;

  5. Finanças;

  6. Informes;

  7. Encerramento.

Foz do Iguaçu, 11 de janeiro de 2011.



Nilton Bobato

Presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil

“A meta é investir 7% do PIB”

O ministro Fernando Haddad acha pouco provável que o plano seja bloqueado no Congresso Nacional. Leia abaixo sua entrevista.

CartaCapital: Quando a presidenta Dilma fez o convite ao senhor para permanecer no MEC, quais foram as principais requisições dela?

Fernando Haddad: Foram três aspectos prioritários: a educação infantil, sobretudo quanto à ampliação do atendimento em creches, e à universalização da pré-escola; atenção especial ao ensino médio, que é a etapa que menos reagiu às políticas de indução de qualidade; e a valorização do magistério. As metas de qualidade que o Brasil adotou somente serão cumpridas se trabalharmos intensamente a carreira e a formação desta área. Essas prioridades foram inclusive citadas em seu discurso de posse.

Continue lendo...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nilton Bobato no Vermelho

Caros,

o vereador e Presidente Municipal do PCdoB de Foz tem agora uma coluna, todas às quintas, no Portal Vermelho.

Leia a dessa semana, que debate a Política Cultural: http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3733&id_coluna=95

Acompanhe semanalmente no Portal Vermelho http://www.vermelho.org.br

Ciclo de Seminários 2011 do PCdoB de Foz do Iguaçu

Executiva Municipal do PCdoB de Foz do Iguaçu aprova o

calendário do Ciclo de Seminários 2011

Em sua primeira reunião em 2011, ocorrida nesta quinta-feira, a Comissão Política do PCdoB de Foz do Iguaçu aprovou o calendário dos seminários temáticos e mesas de debate sobre a cidade de Foz do Iguaçu. O Ciclo visa debater a cidade, dentro de um contexto político e histórico, para se produzir ao final um documento que tornará público a forma como os militantes do Partido veem a cidade e seu futuro.

O Ciclo começa oficialmente no dia 12 de fevereiro, com um grande evento acompanhado de um ato político e do Seminário Projetos para o Brasil, apresentado pelo Secretário Nacional de Organização do Partido, Walter Sorrentino. Em seguida, uma intensa agenda de atividades seguirá até setembro, quando um debate sobre cidadania e participação marcará o final do Ciclo, sendo apresentado em dezembro um documento com os resultados do estudo.

O nome de todos os palestrantes será divulgado no dia 25 de janeiro, após a reunião do Comitê Municipal.

Todos os seminários serão abertos ao público.

Secretaria de Organização

Ciclo de Seminários

Calendário

JANEIRO

25 – Apresentação da estrutura dos seminários ao Comitê Municipal e definição do palestrantes.

FEVEREIRO

05 – III Encontro Institucional do PCdoB de Foz do Iguaçu

12 – Abertura dos Seminários – Walter Sorrentino: Projetos para o Brasil

26 – Seminário Temático – Joane Vilela: a Educação e a Cidade

MARÇO

19 – Mesa Redonda – Cultura, arte, produção cultural e produção artística (mediação: Juca Rodrigues)

Mesa Redonda – Esporte, Lazer e Qualidade de Vida

ABRIL

02 – Seminário Temático – Chico Brasileiro: Saúde

16 – Seminário Temático – Assistência Social, Trabalho e Renda

30 – Seminário Temático – Políticas Públicas de Juventude e Combate às Drogas

MAIO

08 – Seminário Temático – Segurança Pública e Policiamento Comunitário

22 – Seminário Temático – Meio Ambiente e Sustentabilidade

JUNHO

04 – Mesa Redonda – Economia, Indústria, Comércio e Fluxos

18 – Seminário Temática – Turismo e o nosso desenvolvimento

JULHO

02 – Seminário Temático – Michael Genofre: Relações Internacionais e Cidades Irmãs

23 – Conferência Municipal do PCdoB

AGOSTO

20 – Seminário Temático – Comunicação e a Cidade

Seminário Temático – Luiz Henrique Dias: Mobilidade, Urbanidade e Acupuntura Urbana

SETEMBRO

24 - Mesa Redonda – O Servidor Público Municipal, Gestão do Trabalho e Previdência

Seminário Temático – Nilton Bobato: Democracia, Igualdade, Diversidade e Participação Popular

ENCERRAMENTO DO CICLO DE SEMINÁRIOS COM ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS.