segunda-feira, 22 de junho de 2009

Café Com Letras

Mariana Serafini

Sábado, 20, às 19 horas no Treviolo Café aconteceu o primeiro Sarau Literário organizado pelos escritores iguaçuenses Luiz Henrique Dias da Silva, Renata Uber e Roberto Luiz Medina.

Essa Primeira Edição teve como escritor homenageado o jornalista uruguaio Eduardo Galeano.
Textos extraídos do Livro Dos Abraços foram distribuídos aos participantes logo na chegada. No começo alguns estavam ainda um pouco envergonhados, mas com o tempo todos se encorajaram e acabaram lendo, por menor que fosse, algum trecho da obra de Galeano. Nas rodadas seguintes outros autores escolhidos pelos participantes foram também contemplados.
“Uma das propostas era fazer com que as pessoas lessem e se interessassem pelos textos do Eduardo Galeano, um autor que eu gosto muito. Nós pretendemos organizar um sarau por mês e, a partir de julho, além do Treviolo Café, em outros lugares ainda não definidos. Mas o objetivo final é que com o tempo, mais pessoas passem a organizar seus próprios encontros literários, e tenhamos várias opções”, afirma Luiz Henrique Dias da Silva.
Aproximadamente 30 pessoas ocuparam o Café. O evento contou com a presença do escritor e atual vereador pelo PCdoB, Nilton Bobato, além de outros escritores, atores e demais pessoas interessadas pela arte na cidade.

Sarau do latim seranus é um evento cultural realizado desde o século XIX com o objetivo de proporcionar um espaço livre onde os participantes possam se manifestar artisticamente. Além de literatura costuma contemplar também a música, dança, pintura e teatro.
Eduardo Hughes Galeano escritor e jornalista uruguaio. Tem por principal característica de suas obras uma crítica ferrenha à ditadura militar e ao capitalismo. É autor de mais de 40 livros traduzidos para diversos idiomas. O mais conhecido é AS Veias Abertas da América Latina, onde ele faz uma análise histórica e política do continente partindo do período colonial e chegando na contemporaneidade. O Livro dos Abraços, obra apresentada no Sarau é uma coleção de histórias curtas sobre temas diversos como emoções, arte, política e valores fazendo uma crítica à sociedade capitalista moderna.

UPE Realiza Congresso em Foz do Iguaçu

Em clima de comemoração aos 70 anos do movimento estudantil paranaense organizado, centenas de estudantes universitários participaram da abertura do 42º Congresso da União Paranaense dos Estudantes, realizado na Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu.


A atual Presidente da União Paranaense, Fabiana Zelinski, eleita em 2007 no último congresso realizado, disse que esta edição “marca uma era de lutas e conquistas no seio do movimento estudantil e da sociedade paranaense, possível pela unidade de diferentes forças em busca de um mesmo ideal”.

De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.

O local esteve lotado por representatividades estudantis de todo estado, entre elas, lideranças da UFPR, UTFPR, UNIOESTE, UEM, UEL e de várias faculdades particulares que nestes próximos dois dias, debaterão os rumos da entidade com eleição de nova diretoria.
Participaram da abertura, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o vereador, Nilton Bobato, Joel Benin, representando os ex-presidentes da União Paranaense dos Estudantes e Maria José El Saad representando o Cebrapaz (Centro Brasileiro de solidariedade aos povos e luta pela Paz).

De acordo com Fabiana, é a diversidade de idéias presente na UPE que garante uma gestão democrática e unitária. “O movimento estudantil resistiu na ditadura e está organizado até hoje devido à diversidade de idéias presente em sua organização”.
Nestes 70 anos de história de luta da UPE, a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abordou sobre o novo papel do movimento estudantil no cenário político brasileiro. “Se antes, o movimento estudantil protagonizava a luta contra a ditadura, pelo acesso universitário, pela redemocratização, em defesa do Petrobrás, hoje, nossa geração conquista a expansão do acesso à universidade, o Prouni, o fim do vestibular e também vamos defender o Pré-sal”.

Diante da platéia representativa, estes dois dias de congresso da UPE prometem um intenso debate sobre as mais diversas questões presentes no cenário político brasileiro. “Vamos debater a expansão de acesso ao ensino superior, à defesa do Petróleo brasileiro e das estatais, um novo formato para a universidade, mais democrática e humanista, saúde, diversidade, etc”, disse Zelinski.


UPE
Realizado a cada dois anos, o Congresso da UPE é o espaço que reúne representatividades do movimento estudantil paranaense para eleger a nova diretoria e deliberar, no conjunto do movimento estudantil, as próximas ações entidade.

por Fábio Campana

terça-feira, 9 de junho de 2009

Jornais Disponíveis

Bom dia! Já está disponível na sede municipal do PCdoB o jornal Classe Operária do mês de junho. Notícias em destaque nessa edição:

Nordeste debaixo d´água;
A Luta Pelo Sonho;
China Passa EUA no Comércio com Brasil;
José Serra: Zero na Educação;
Yeda? Cruses! CPI Nela;

Além do jornal de âmbito nacional, também já chegou em Foz o informativo do comitê estadual, 65 Mais PCdoB Paraná, com as seguintes notícias em destaque:

Camapanha Mais PCdoB Mobiliza a Militância;
Trabalhadores se Mobilizam Contra a Crise;
Governador Requião Recebe Presidente e Dirigentes Estaduais do PCdoB;
Direção Estadual do PCdoB se Reune com Orlando Pessuti.

Leia também o Portal Vermelho, atualizado diariamente para manter a "Esquerda Bem Informada"!
www.vermelho.org.br

Proteja o Meio Ambiente



fonte: Gazeta do Povo

Presidente Lula Assume Negociações Sobre a CPI da Petrobras, diz Múcio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu as negociações para a definição dos nomes que vão compor a presidência e a relatoria da CPI Petrobras, disse nesta segunda-feira (8) o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais). “O presidente é que disse que vai tomar a iniciativa de conversar com os líderes do PMDB e do PT”, afirmou.

Múcio declarou após a reunião do conselho político que a definição dos cargos "deve ficar entre o PT e o PMDB". "As coisas estão decididas. Fica entre o PT e o PMDB. Falta saber quem fica na relatoria e quem fica na presidência [da CPI]."
Segundo ele, o presidente foi informado durante a reunião de que a instalação da CPI deve ficar para a próxima quarta-feira. Na semana passada, a base aliada não havia chegado a um acordo para a instalação da comissão.

Também na semana passada, Lula havia dito, na Costa Rica, que não era de seu "feitio" interferir nas CPIs do Congresso. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre informações de que ele estaria sendo aguardado para buscar um consenso entre PMDB e PT sobre a presidência e relatoria da CPI da Petrobras no Senado.

"Não sei se alguém tá me esperando para montar CPI porque não é do meu feitio interferir em quem vai para CPI. É um problema dos partidos. O Congresso criou a CPI, escolheu os membros, [que] monte a CPI e toque o barco", disse.

Ao ser perguntado porque Lula resolveu entrar diretamente nas negociações sobre a CPI, Múcio disse que a responsabilidade final dos rumos do governo é do presidente. "Tudo é ele. Na realidade, ele é que faz a coordenação do governo dele. Eu apenas dou os recados e tragos as preocupações”.

O ministro afirmou que o presidente deve manter conversas com os líderes dos partidos nos próximos dias. "Ele disse que vai conversar [com os líderes], que conversaria ao longo da semana. Se conversar até quarta-feira, ele terá uma posição antes da montagem [da composição da CPI], senão, depois", disse.

Múcio não quis relacionar o jantar marcado para esta noite na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), com as negociações em torno da CPI. “O anfitrião é o presidente da Casa [Câmara]. O presidente foi convidado, alguns líderes, eu também fui honrado com um convite. Não sei a finalidade, mas irei ao jantar”, declarou.

Na reunião de coordenação também foi apresentado uma balanço do PAC – positivo, segundo Múcio – e tratado de ajuda aos estados afetados por cheias e secas. Nesta terça (9), Lula deve se reunir com governadores dos estados afetados.

Múcio afirmou que a reunião de coordenação não tratou de assuntos econômicos porque o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está em São Paulo, onde participa do fórum "Globo News – Ações contra a Crise".

Fonte: G1

Deputada quer Abrir Internet Para Baratear Campanha

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) falou ao Conversa Afiada sobre o projeto que apresentou na Câmara para utilização da internet na campanha eleitoral.
Leia a íntegra, abaixo:

Paulo Henrique Amorim - Deputada, qual é a sua idéia a respeito da liberação da internet para campanhas eleitorais?

Manuela D’Ávila – Eu acredito que a internet cumpre dois papéis muito grandes no processo eleitoral. Um deles é a democratização do acesso à informação por parte dos eleitores. Pela internet tem uma dimensão muito grande. Você tem vários mecanismos de comunicação dentro da internet, site, comunidade de relacionamento. Cada vez mais surgem ferramentas que fazem o eleitor ter acesso à informação. E o outro aspecto é o barateamento das campanhas eleitorais, que é importante para facilitar o acesso de parlamentares ligados a movimentos sociais a comunidades mais empobrecidas.

PHA – Agora, deputada, a senhora sabe melhor do que eu que a legislação brasileira trata a internet como se fosse rádio e televisão, portanto, concessões de serviço público. Não é um obstáculo muito grande tentar superar essa barreira?

MD – Eu acho que a legislação brasileira trata muito pouco sobre internet, sobre como nós vemos essa questão de internet e quando trata, trata mal. O que nó vivemos com relação às eleições, Paulo Henrique, foi no último período as decisões do Tribunal Superior Eleitoral no vazio de legislação. Então, o que nós fazemos? De um lado, nós liberamos a campanha na internet e a campanha dentro dos moldes do rádio e da televisão, ou seja, com os prazos estabelecidos para eles. Inclusive por ser uma ferramenta muito forte, também não seria correto se pudesse existir campanha na internet a qualquer momento. Mas nós vedamos a campanha paga na internet. Ou seja, nós temos o cuidado de não fazer com a internet aquilo que foi feito com os jornais. Foi permitida a propaganda em jornais e é público e notório que só podem anunciar em jornais candidatos com muito poder aquisitivo e muita relação com o setor econômico. Nós montamos uma relação dupla. A liberdade sobretudo para o eleitor ter essa informação, mas por outro lado, pegamos a propaganda paga.

PHA - A senhora prevê também no seu projeto, eu li no site Vermelho, do PCdoB, que a senhora prevê financiamento de campanha através de cartão de crédito na internet. Qual é o obstáculo a fazer isso hoje?

MD – Hoje a legislação permite que a doação seja feita sempre presencialmente, com a emissão do recibo. Essa era a maior limitação da doação de internet. Eu defendo, e essa é a posição do meu partido, o financiamento público de campanha. Enquanto nós não conseguirmos aprovar uma mudança do sistema político brasileiro, nesse debate que estamos fazendo nessa semana e na semana que vem, sobre regras menores, nós estamos tentando incluir a doação por cartão de crédito. Por que, Paulo Henrique? Porque que acho que tu podes também democratizar a construção das campanhas eleitorais. Nós tivemos recentemente um grande caso para observar, que foi a eleição do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos. E a grande vinculação da mobilização popular e do financiamento da campanha a partir dessa mobilização. É evidente que eu não estou dizendo que o Obama foi eleito a partir dessas contribuições, pois nós sabemos os montantes da contribuição da iniciativa privada…

PHA – Claro. Mas que ajudou, ajudou.

MD – Ajudou e também mobilizou. Agora, um deputado pode ser eleito. Mas o presidente da maior potência do mundo é difícil que seja eleito com essa participação e essa voluntária. Um deputado, um vereador, alguém ligado ao movimento social, pode sim ser eleito a partir dessa cota de contribuição, enquanto nós não mudamos o sistema de financiamento das campanhas.

Fonte: www.paulohenriqueamorim.com.br

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Livro Dos Abraços



Eduardo Galenao, jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de quarenta livros combinando ficção, jornalismo, análise política e histórica.



Livro: O Livro dos Abraços

Autor: Eduardo Galeano

Editora: LPM

Páginas: 271

Ano: 2005

sevidor: 4shared

download do livro:

sábado, 6 de junho de 2009

Organização de Base da Cultura

No dia 06 de junho de 2009 foi realizada na Sede Municipal do PCdoB de Foz do Iguaçu a primeira Reunião Ordinária da Organização de Base da Cultura do Partido. Entre as discussões sobre a Conjuntura Cultural da cidade e debates sobre a situação do país, ficaram propostos os temas, a serem estudados para a próxima reunião: discussão sobre as cotas para negros em atividades de mídia e o Vale Cultura do Governo Federal. Além disso, no próximo encontro, que acontecerá no dia 20 de junho, sábado, às 10h30, na Sede Municipal. No encerramento da próxima reunião, o filiado do PCdoB e Membro do Departamento de Cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu Juca Rodrigues fará um seminário sobre a Cultura Municipal.