Sábado, 20, às 19 horas no Treviolo Café aconteceu o primeiro Sarau Literário organizado pelos escritores iguaçuenses Luiz Henrique Dias da Silva, Renata Uber e Roberto Luiz Medina.
Essa Primeira Edição teve como escritor homenageado o jornalista uruguaio Eduardo Galeano.
Textos extraídos do Livro Dos Abraços foram distribuídos aos participantes logo na chegada. No começo alguns estavam ainda um pouco envergonhados, mas com o tempo todos se encorajaram e acabaram lendo, por menor que fosse, algum trecho da obra de Galeano. Nas rodadas seguintes outros autores escolhidos pelos participantes foram também contemplados.
“Uma das propostas era fazer com que as pessoas lessem e se interessassem pelos textos do Eduardo Galeano, um autor que eu gosto muito. Nós pretendemos organizar um sarau por mês e, a partir de julho, além do Treviolo Café, em outros lugares ainda não definidos. Mas o objetivo final é que com o tempo, mais pessoas passem a organizar seus próprios encontros literários, e tenhamos várias opções”, afirma Luiz Henrique Dias da Silva.
Aproximadamente 30 pessoas ocuparam o Café. O evento contou com a presença do escritor e atual vereador pelo PCdoB, Nilton Bobato, além de outros escritores, atores e demais pessoas interessadas pela arte na cidade.
Sarau do latim seranus é um evento cultural realizado desde o século XIX com o objetivo de proporcionar um espaço livre onde os participantes possam se manifestar artisticamente. Além de literatura costuma contemplar também a música, dança, pintura e teatro.
Eduardo Hughes Galeano escritor e jornalista uruguaio. Tem por principal característica de suas obras uma crítica ferrenha à ditadura militar e ao capitalismo. É autor de mais de 40 livros traduzidos para diversos idiomas. O mais conhecido é AS Veias Abertas da América Latina, onde ele faz uma análise histórica e política do continente partindo do período colonial e chegando na contemporaneidade. O Livro dos Abraços, obra apresentada no Sarau é uma coleção de histórias curtas sobre temas diversos como emoções, arte, política e valores fazendo uma crítica à sociedade capitalista moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário