PCdoB de Foz realiza maior Conferência da história
O PCdoB de Foz do Iguaçu realizou a maior conferência da história do partido na cidade com a participação de aproximadamente 500 pessoas no encontro que aconteceu ontem (20) durante os períodos da manhã e da tarde. Além da presença marcante de militantes, filiados e simpatizantes, o partido recebeu várias representatividades locais, como por exemplo, a presença especial do xeque Dr.Chaikh Mohsin Alhassani, que havia acabado de finalizar o período do Ramadã e foi direto à Conferência.
.
O Xeque levou uma mensagem sobre a importância dos comunistas na luta contra o imperialismo e às atrocidades contra os povos. “O socialismo é significado de solidariedade, da busca pelo bem comum, e o PCdoB tem levado esta mensagem ao povo brasileiro”, disse.
.
Além do xeque, falaram durante o ato político da Conferência: o Prefeito Municipal Paulo Mac Donald Ghisi, o Presidente do PDT, Ortêncio Castilha, o representante da Itaipu e do PT, Joel de Lima, o vice-Prefeito, Chico Brasileiro, o Presidente do PCdoB de Foz, Nilton Bobato e o Presidente da UJS de Foz, Pablo Braga Machado.
O Prefeito destacou a atuação destacada do PCdoB no governo municipal através do direcionamento ético e comprometido do partido. “O PCdoB atua de forma ética e comprometida com os interesses da população, isto fica claro no trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação, com Joane Vilela, na Saúde, quando Brasileiro esteve à frente”, ressaltou.
.
Para Brasileiro, o crescimento do partido comprovado nesta conferência é fruto de um longo processo de intervenção social dos comunistas na cidade. “Esta Conferência vigorosa demonstra que o PCdoB cresce e conquista a cada dia o reconhecimento da sociedade e referência de alternativo rumo ao socialismo”, afirmou.
.
Segundo o vereador Nilton Bobato, o resultado do encontro foi obtido devido às mobilizações realizadas pelos comunistas para debater os documentos do 12° Congresso Nacional da sigla. “Nós realizamos seminários temáticos sobre os documentos do partido, assim como reuniões com organizações de base, movimentos comunitários e filiados por segmento”, disse.
.
Cultura
.
Característica dos encontros do PCdoB da fronteira, a conferência foi marcada por intervenções culturais, com a apresentação do grupo de teatro Amadeus, cujos integrantes são dirigentes do partido e do grupo de teatro da Escola Municipal Paulo Freire.
.
De acordo com o vereador, o PCdoB de Foz sempre esteve ligado aos movimentos culturais da cidade. “Esta proximidade e luta pelo avanço das políticas públicas de cultura, assim como sua democratização, aproximou vários artistas ao partido, enriquecendo o debate e a organização dos artistas no PCdoB”, disse.
.
Eleição
.
Além dos debates sobre o novo programa socialista e dos documentos preparatórios rumo ao 12° Congresso Nacional do PCdoB, os comunistas também elegeram a nova direção municipal do partido. Foram eleitos os 23 membros que compunham a nominata formulada pela comissão política.
.
A maioria já pertencia ao antigo pleno. Ao final da Conferência, os membros eleitos se reuniram e reelegeram Nilton Bobato como Presidente do PCdoB e definiram como Secretário de Organização, Luiz Henrique Dias da Silva e de finanças, Valdir Nascimento. As demais secretarias, assim como a definição da comissão política serão constituídas no próximo pleno, agendado para o dia 17/10.
.
Foram eleitos os seguintes membros do pleno: professor e vereador Nilton Bobato, dentista e vice-prefeito Chico Brasileiro, advogada Beatriz Alves, pedagoga Fernanda Fernandes, jornalista Jaqueline Castro, estudante Adriano José da Silva, atriz Cláudia Ribeiro, empresário Jihad Abu Ali, professora e Secretária de Educação Joane Vilela, diretor teatral Juca Rodrigues, dentista Leandro Nedel, professor Luiz Henrique Dias da Silva, professora Maria Aparecida Begnine Oliveira, assessora parlamentar Maria José El Saad, líder comunitário Nézio de Freitas, servidor municipal Noraldino Santos, líder comunitário Oliveira Mendes, engenheiro e Presidente da UJS, Pablo Braga Machado, professora Paola Fernandes, policial civil Rogério Quadros, professor de dança Sandro Rodrigues, ativista do Hip Hop Santiago Berido e filósofo e guarda municipal Valdir Nascimento.
.
Na mesma ocasião, a Conferência elegeu os 22 delegados que participarão da Conferência Estadual do PCdoB, que será realizada no início de outubro, em Curitiba. São eles: Jaqueline Castro, Maria Aparecida Begnine, Paola Fernandes, Beatriz Alves, Joane Vilela, Fernanda Fernandes, Danieli Tita, Cláudia Ribeiro, Luiz Henrique Dias da Silva, Sebastião José de Oliveira, José Enézio de Freitas, Pablo Braga Machado, Sérgio Santander, Dorival Mendes de Souza, Noraldino Santos, Juca Rodrigues, Valdir Nascimento, Leandro Nedel, Rogério Quadros, Sandro Rodrigues, Adriano José da Silva e Santiago Berido. Chico Brasileiro e Nilton Bobato são delegados natos.
.
Alterações
.
Os comunistas iguaçuenses debateram a alteração dos artigos 5°, 9°, 42°, 46° e 60°, e decidiram rejeitar o artigo 5°, que trata da exclusão da renovação anual da carteira nacional de militante .Jaqueline Castro é jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário