sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A decepção dos meios de comunicação com o povo brasileiro

Por Jaqueline Castro


Rede Globo caiu na própria armadilha embasada pela inocente teoria hipodérmica: crer que o povo é naturalmente induzido pelos meios de comunicação.



O monopólio do pensamento midiático frustra diariamente em suas tentativas desastrosas de fazer decolar - ou ao menos criar fôlego - a candidatura de José Serra. A partidarização da Rede Globo é tão escrachada que nos remete ao ano de 1989; Contudo, o contexto conjuntural hoje é outro e se sincroniza com a descredibilidade da Rede Globo junto ao povo brasileiro. A manipulação histórica do grupo assim como a mentira “tem perna curta”.
Nesta eleição, bastou saírem os resultados legítimos da disputa eleitoral, colocando Dilma em condição de eleita no primeiro turno para se comprovar o já previsto: as pesquisas anteriores, realizadas há menos de duas semanas desta última, estavam maquiadas. Amparada por institutos tradicionais de pesquisa, como o Ibope e o Datafolha, a Rede Globo lançou mão, instigada pelo desespero, do mais nefasto instrumento de indução política: o aparelhamento das pesquisas.
Contudo, para a surpresa do reduto de cartesianistas da emissora, a maquiagem não convenceu, e a pesquisa que pretendia ensaiar o aumento de eleitores de Serra; teve efeito contrário: o candidato progressivamente despencava à medida do desespero.
Diante do precipício, a melhor saída foi o recuo, e a divulgação do legítimo resultado construído ao longo dos oito anos do governo Lula. Mas, o mais embaraçoso desta saída à francesa deste processo foi a manchete divulgada – como se num passe de mágica - “Dilma dispara nas pesquisas”. Uma tática muito suspeita para esconder a sujeira.
Isto porque, é praticamente impossível um candidato crescer 20 pontos percentuais em menos de uma semana, com a justificativa dos analistas de que o resultado foi obra da propaganda eleitoral televisiva da candidata. A Rede Globo caiu na própria armadilha embasada pela inocente teoria hipodérmica: ao crer que o povo é naturalmente induzido pelos meios de comunicação. Inclusive, o pensamento já foi externado pelo ícone da Globo, William Bonner ao comparar o telespectador brasileiro ao “Hommer Simpson”.
Com a maquiagem desfeita, mais uma tentativa com cheiro de golpe estava sendo orquestrada por trás dos bastidores: o suposto envolvimento do PT no escândalo da quebra de sigilos bancários de pessoas envolvidas com o PSDB. Ora, se Dilma está, como dizem os âncoras, disparada nas pesquisas, por que interessaria ao PT causar danos a si próprio? Por que as denúncias surgem concomitantemente com os extraordinários números de Dilma? Quem está desesperado e sistematicamente fazendo criticas à candidata em seus programas?. A resposta e o contexto são claros.
Mais uma vez, a Rede Globo e seus comparsas reacionários se verão impotentes, diante de um povo que ha oito anos começou a ter respeitados,objetivamente,seus direitos básicos de saúde, alimentação e emprego, como nunca teve em aproximadamente 500 anos de história.

domingo, 15 de agosto de 2010

PLENO MUNICIPAL - EDITAL DE CONVOCAÇÃO

8ª REUNIÃO ORDINÁRIA

COMITÊ MUNICIPAL

FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil, cumprindo normas estatutárias, convoca os membros do Pleno Municipal do PCdoB de Foz do Iguaçu para a 8ª Reunião Ordinária do Comitê Municipal, a realizar-se na terça-feira, dia 17 de agosto de 2010, às 18 horas e 30 minutos e desenvolver seus trabalhos até às 21 horas do mesmo dia, na cidade de Foz do Iguaçu, no Comitê de Campanha de Chico Brasileiro, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.562, Sala 03, esquina com a Rua Jorge Sanwais, Centro.


A reunião será constituída dos seguintes assuntos:

  1. Abertura;

  2. Campanha Chico Brasileiro, Osmar Dias e Dilma;

  3. Deliberações sobre o processo eleitoral;

  4. Informes;

  5. Encerramento;


Foz do Iguaçu, 15 de agosto de 2010.


Nilton Bobato

Presidente do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NOTA PÚBLICA DO PCdoB


NOTA PÚBLICA


O PCdoB de Foz do Iguaçu vem a público afirmar que não apoia a instalação das comissões processantes implantadas na Câmara de Vereadores por entender que Comissão Processante é um ato extremo do Poder Legislativo e só deve ser usado em caso de denúncia envolvendo corrupção comprovada precedida de investigação através de comissão de investigação (CI), o que não é o caso em nenhuma delas.
O PCdoB neste momento se esforça em contribuir para que a administração municipal, que integra desde o primeiro mandato em 2005, alcance os objetivos propostos de melhorar a vida das pessoas e com seus quadros que integram o governo dá o melhor de si para alcançar estes objetivo
O PCdoB reafirma que é importante investigar qualquer denúncia apresentada, porém este método de abrir processo de cassação contra o prefeito se reveste de um pré julgamento que se alia a interesses de confundir o momento eleitoral. O propósito do vice-prefeito Chico Brasileiro é focar suas atenções nas eleições de 3 de outubro,data em que poderemos contribuir para melhorar o futuro da cidade com a eleição de um deputado federal da nossa terra.
Todas as especulações e confusões criadas tentam impedir a cidade de eleger um deputado federal e justificar articulações escusas de grupos visando justificar apoios a candidaturas oportunistas e estranhas às necessidades do Município, além de atingirem diretamente a candidatura ao Governo do Estado apoiada pela frente política integrada pelo PCdoB e pelo PDT.
O PCdoB se mantém firme no objetivo de eleger um deputado federal por Foz e é para este esforço que concentra as energias de sua militância, contando com o apoio dos amigos e dos aliados políticos que entendem o momento histórico que a cidade vive, assim como avalia que não podemos perder a chance de eleger o deputado federal que o povo iguaçuense e paranaense merece.


Comissão Política do PCdoB de Foz do Iguaçu