sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A decepção dos meios de comunicação com o povo brasileiro

Por Jaqueline Castro


Rede Globo caiu na própria armadilha embasada pela inocente teoria hipodérmica: crer que o povo é naturalmente induzido pelos meios de comunicação.



O monopólio do pensamento midiático frustra diariamente em suas tentativas desastrosas de fazer decolar - ou ao menos criar fôlego - a candidatura de José Serra. A partidarização da Rede Globo é tão escrachada que nos remete ao ano de 1989; Contudo, o contexto conjuntural hoje é outro e se sincroniza com a descredibilidade da Rede Globo junto ao povo brasileiro. A manipulação histórica do grupo assim como a mentira “tem perna curta”.
Nesta eleição, bastou saírem os resultados legítimos da disputa eleitoral, colocando Dilma em condição de eleita no primeiro turno para se comprovar o já previsto: as pesquisas anteriores, realizadas há menos de duas semanas desta última, estavam maquiadas. Amparada por institutos tradicionais de pesquisa, como o Ibope e o Datafolha, a Rede Globo lançou mão, instigada pelo desespero, do mais nefasto instrumento de indução política: o aparelhamento das pesquisas.
Contudo, para a surpresa do reduto de cartesianistas da emissora, a maquiagem não convenceu, e a pesquisa que pretendia ensaiar o aumento de eleitores de Serra; teve efeito contrário: o candidato progressivamente despencava à medida do desespero.
Diante do precipício, a melhor saída foi o recuo, e a divulgação do legítimo resultado construído ao longo dos oito anos do governo Lula. Mas, o mais embaraçoso desta saída à francesa deste processo foi a manchete divulgada – como se num passe de mágica - “Dilma dispara nas pesquisas”. Uma tática muito suspeita para esconder a sujeira.
Isto porque, é praticamente impossível um candidato crescer 20 pontos percentuais em menos de uma semana, com a justificativa dos analistas de que o resultado foi obra da propaganda eleitoral televisiva da candidata. A Rede Globo caiu na própria armadilha embasada pela inocente teoria hipodérmica: ao crer que o povo é naturalmente induzido pelos meios de comunicação. Inclusive, o pensamento já foi externado pelo ícone da Globo, William Bonner ao comparar o telespectador brasileiro ao “Hommer Simpson”.
Com a maquiagem desfeita, mais uma tentativa com cheiro de golpe estava sendo orquestrada por trás dos bastidores: o suposto envolvimento do PT no escândalo da quebra de sigilos bancários de pessoas envolvidas com o PSDB. Ora, se Dilma está, como dizem os âncoras, disparada nas pesquisas, por que interessaria ao PT causar danos a si próprio? Por que as denúncias surgem concomitantemente com os extraordinários números de Dilma? Quem está desesperado e sistematicamente fazendo criticas à candidata em seus programas?. A resposta e o contexto são claros.
Mais uma vez, a Rede Globo e seus comparsas reacionários se verão impotentes, diante de um povo que ha oito anos começou a ter respeitados,objetivamente,seus direitos básicos de saúde, alimentação e emprego, como nunca teve em aproximadamente 500 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário