terça-feira, 4 de maio de 2010

Seminário de Desenvolvimento Regional



Chico Brasileiro terá apoio em mais de 50 municípios


A pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito Chico Brasileiro recebeu, neste sábado à tarde, a confirmação de que terá apoio em mais de 50 municípios nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. A decisão que já havia sido deliberada pelo diretório estadual do PCdoB foi confirmada em reunião realizada em Foz com representantes do partido dos municípios que compõem as macro-regionais Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

Entre os municípios que integram estas macro-regionais estão as cidades de Cascavel, Toledo, Pato Branco, Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul. A reunião foi convocada para organizar as conferências eleitorais que elegerão os delegados para aprovar, em junho, os rumos do PCdoB nas eleições de 2010 no Estado. “Foi definido o calendário das conferências eleitorais nas macro-regionais e a confirmação de que Chico Brasileiro será homologado candidato a deputado federal na convenção de junho, com o respaldo destes municipais”, informou o ex-vereador Nereu Ceni, do município de Pato Branco, coordenador da macro-regional Sudoeste.

Para o professor Paulo Porto Borges, presidente do PCdoB de Cascavel, “o projeto para levar Chico Brasileiro à Câmara Federal interessa não somente a Foz do Iguaçu, mas ao PCdoB como um todo, aos demais municípios da região e o Partido estará empenhado para viabilizar a proposta”. No mesmo caminho, o presidente do PCdoB de Foz do Jordão, Paulo César Bueno, garantiu que “os municípios que compõem a região Centro Sul estão integrados neste projeto”.



Seminário de Desenvolvimento termina em ato político de apoio a Chico Brasileiro

Ocorreu neste sábado, 1º de maio, às 20h00 no auditório de eventos Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, o Seminário de Desenvolvimento Regional e de Fronteira, organizado pelo Comitê do PCdoB de Foz do Iguaçu, com apoio da Fundação Maurício Grabóis. O evento teve como palestrante o Vice-Prefeito Chico Brasileiro e contou com a participação de mais de 400 convidados. Participaram do seminário 16 secretários municipais, sete vereadores, dirigentes da Itaipu Binacional, empresários, lideranças sindicais, presidentes de associações de moradores, ativistas culturais, sociais e lideranças árabes-palestinas. Além das lideranças locais, prestigiaram o evento cerca de 40 dirigentes municipais do PCdoB das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.

“Precisamos de leis, de apoio legislativo de fato, de uma representação que olhe para esse problema. Nós não temos nenhum deputado que esteja trabalhando em cima disso, e precisamos, sem dúvida que isso seja feito, porque é um problema muito sério. A nossa cidade tem tantas belezas, tantos recursos naturais e sofre tanto nessa faixa fronteiriça. Precisamos de políticas diferenciadas, de incentivos diferenciados”, afirmou Chico Brasileiro. Para ele, Foz precisa se unir aos demais municípios fronteiriços para ter força política para este projeto.

Chico apresentou a tese do Desenvolvimento Regional de Fronteira Planejado como solução para grande parte dos problemas na Faixa de Fronteira Sul principalmente em quesitos básicos com saneamento, habitação, emprego, segurança pública, saúde, planejamento urbano, cultura e educação. Afirmou acreditar na necessidade de um representante regional para auxiliar nesse processo e levar contribuições ao Congresso, além de fortalecer a base de sustentação do Governo Dilma. Chico falou sobre a importância de uma bancada comunista maior e atuante, esclareceu o papel do Deputado Federal, criticando a atuação de alguns parlamentares, principalmente através da “emendas de voto”. Chico ergueu a bandeira do desenvolvimento social, coerente com as políticas implementadas por Lula nos últimos oito anos.

Algumas lideranças convidadas aproveitaram o encontro para demonstrar apoio ao projeto de Chico, reafirmarem a importância de um representante comprometido com a região e com o projeto nacional e indicarem Chico Brasileiro como uma possibilidade real para uma vaga ao Congresso.

O prefeito Paulo MacDonald reafirmou que Foz do Iguaçu precisa se preparar para eleger um deputado federal. MacDonald salientou que apoiará o nome de Chico Brasileiro por sua integridade, honestidade e comprometimento com a cidade e se empenhará pessoalmente para o sucesso do projeto eleitoral assim que o PCdoB homologar a candidatura do atual vice-prefeito. “Vários partidos entenderam a importância de construirmos um único nome e não lançarão candidatos a deputado federal em Foz para viabilizarem os apoios necessários a futura candidatura do Chico Brasileiro. Assim está agindo o PDT, o PP, o DEM, o PPS e o PT”. O prefeito lembrou ainda que várias personalidades sociais e religiosas apoiarão o projeto, citando o nome do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek.

O diretor da Fepal – Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, que se deslocou de Curitiba para prestigiar o evento, também tornou público o comprometimento de Chico Brasileiro com a causa palestina e reafirmou o apoio, assim como o Dr. Chaikh Mohsin Alhassani, que usou a palavra para defender a proposta.

Os pré-candidatos a deputado estadual presentes no evento também usaram a palavra para firmar seu comprometimento com a proposta apresenta por Chico Brasileiro. A vereadora Nanci Rafagnin (PDT), os vereadores Gessani da Silva (PP) e Luiz Queiroga (DEM), além do assistente da direção-geral da Itaipu, Joel de Lima (PT), assumiram suas condições de pré-candidatos e se colocaram a disposição para apoiar uma possível candidatura a deputado federal do vice-prefeito.

Diretórios do PCdoB decidem por Chico Brasileiro

Encontro entre lideranças regionais do Partido defende a tese da união regional para eleger um Deputado Federal comprometido com o desenvolvimento regional dentro de um contexto nacional.

Foz do Iguaçu foi escolhida a sede para reunião das macro-regionais Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do PCdoB no Paraná, que aconteceu neste sábado, 1º de maio, e contou com a participação de representantes de mais diversos diretórios do Partido. O motivo: a cidade é o epicentro da pré-candidatura do Vice-Prefeito Chico Brasileiro à Câmara Federal. Pré-candidatura essa cada vez mais consolidada nas instâncias partidárias e que ganha força interna no PCdoB, caminhando para a definição final, em junho, na Conferência Eleitoral do Partido.

A reunião foi aberta pelo Presidente Municipal da sigla, o vereador Nilton Bobato, com a tradicional saudação calorosa, típica dos encontros entre comunistas em todo Brasil. Após, o presidente da Macro-Regional Sudoeste, o Arquiteto Nereu Ceni, fez uma análise da conjuntura Nacional e Internacional, levantando a polarização do processo eleitoral como a chave para o debate “de um lado, as forças consolidadas e progressistas do campo de Lula e do outro o atraso e o neoliberalismo de FHC, Lerner e Serra”.

O ponto alto do encontro foi a fala do próprio Chico Brasileiro, apresentando a tese do Desenvolvimento Regional de Fronteira Planejado como solução para grande parte dos problemas na Faixa de Fronteira Sul, principalmente a do Paraná, principalmente em quesitos básicos com saneamento, habitação, emprego, segurança pública, saúde, planejamento urbano, cultura e educação. Afirmou acreditar na necessidade de um representante regional para auxiliar nesse processo e levar contribuições ao Congresso, além de fortalecer a base de sustentação do Governo Dilma. Chico falou sobre a importância de uma bancada comunista maior e atuante, esclareceu o papel do Deputado Federal, criticando a atuação de alguns parlamentares, principalmente através da “emendas de voto”. Chico ergueu a bandeira do desenvolvimento social, coerente com as políticas implementadas por Lula nos últimos oito anos.

Com a palavra aberta, representantes do Diretório Municipal de Foz do Iguaçu e das cidades visitantes ratificaram o discurso do Vice-Prefeito e todos declararam apoio ao projeto. Além disso, todos apresentaram propostas para a campanha e deram um panorama geral da situação política de seus municípios. Os membros da Direção Municipal, Beatriz Alves, Pablo Braga Machada e Luiz Henrique Dias, fizeram uso da palavra e defenderam a tese de um Deputado comprometido com a região, o estado e o país, dentro de um contexto nacional de desenvolvimento econômico com inclusão, ressonante com as mudanças iniciadas com Lula.


Destaque para o comunista Paulo Porto Borges, de Cascavel, que apresentou proposta de aproximação com os Movimento Sociais da região, inclusive MST e indígenas, da Unioeste e dos professores. Afirmou acreditar ser fácil levar o nome de Chico Brasileiro para as entidades e movimentos, por seu passado ético e de trabalho e por seu presente de comprometimento não só com a cidade, mas com o projeto nacional. Sua fala foi apoiada pelo colega Edson, também de Cascavel, que afirmou ser de Chico o apoio do curso de odontologia da Unioeste.

O Presidente do PCdoB de Francisco Beltrão, Clézio Castanha, após uma análise da conjuntura de sua cidade e região, levantou problemas trazidos pela falta de um Deputado comprometido com o desenvolvimento e reafirmou o apoio a Chico Brasileiro e disse ajudar a levar seu nome aos municípios do Sudoeste.

Também declarou apoio à candidatura o representante dos municípios do Centro-Sul, Paulo Bueno, de Foz do Jordão. O jovem comunista disse estar otimista com a pré-candidatura e afirmou estar disposto a abraçar a campanha em toda sua região.

Ao final das falas, foi feito um debate sobre a pré-candidatura e sua inserção no contexto estadual. Os presentes organizaram grupos de trabalho para iniciar uma comunicação entre cidades e estabeleceram um calendário para as Conferências Municipais, que devem ocorrer no mês de maio, antecessoras da Conferência Estadual, marcada para junho, onde serão debatidos os rumos do Partido dentro do processo eleitoral e será ratificada por todo estado a candidatura de Chico Brasileiro ao Congresso.



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Municípios da região oeste, sudoeste e centro sul apoiam pré-candidatura de Chico Brasileiro a deputado federal



Em reunião realizada no último sábado, 01/05, em Foz do Iguaçu, os representantes do PCdoB da chamada região macro oeste, sudoeste e parte dJustificaro centro sul declaram apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro à deputado federal. Os comunistas presentes deliberaram as próximas ações que farão parte da construção da pré-candidatura de Chico Brasileiro à deputado federal.
Os comitês Municipais definiram o calendário de Conferências Eleitorais para cada município onde serão eleitos delegados para a etapa estadual.
Calendário:
22 e 23 de Maio – Conferência Eleitoral em Cascavel, Toledo e região;
29 e 30 de Maio – Conferência Eleitoral em Francisco Beltrão, Pato Branco e região;
5 e 6 de Junho – Conferência Eleitoral em Foz do Iguaçu e região; e
16 de Junho – Conferência Eleitoral em Foz do Jordão, Candói, Laranjeira do Sul e região.
Juntos integrarão 50 municípios de toda a região que organizarão a campanha do pré-candidato Chico Brasileiro à deputado federal.
Nas conferências municipais será eleito um delegado a cada cinco participantes que serão responsáveis pela definição do Projeto Eleitoral do PcdoB para o estado e pela indicação dos nomes candidaturas.
Também na reunião, foi deliberado, além do calendário, a elaboração de um cadastro geral e a criação de um grupo de e-mail para discussões.
Cada município apresentará um coordenador geral responsável pelo andamento das atividades locais.
Além da questão organizativa os comunistas debateram a viabilidade de lançamento de pelo menos um candidato a deputado estadual na região Sudoeste.
Entre os nomes apresentados estão o do presidente do PcdoB em Francisco Beltrão, Clézio Dionízio Castanha, e do micro-empresário José Carlos Veiros, assim como estuda-se a possibilidade de candidatura em Pato Branco.

Conjuntura
A análise de conjuntura nacional foi feita pelo camarada de Pato Branco Nereu Faustino Ceni, segundo ele é importante estar atento às questões que a mídia vem colocando em pauta, porque o jogo de interesses para uma virada no segundo turno das eleições presidenciais começa desde já.
Ceni alertou ainda sobre a importância de organização do Partido nesse período eleitoral que se iniciará em breve nas questões de que o discurso ideológico marxista tem de ser “traduzido” para várias linguagens podendo ser compreendido por todos os setores da sociedade.


Seminário é Marcado por Representatividade

O Seminário realizado pela Fundação Mauricio Grabois e PCdoB no último sábado a noite (01), no Recanto Park Hotel, que teve como palestrante o vice-prefeito, Chico Brasileiro, foi marcado pela diversidade e representatividade social. O seminário que reforçou o apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro à deputado federal, sinalizou o compromisso do PCdoB com os diversos segmentos sociais, caracterizado nas participações de lideranças indígenas, sindicais, da juventude, comunidade árabe-palestina, regionais, políticas e do município.
Durante o seminário o prefeito Paulo MacDonald Ghisi confirmou seu apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro lembrou ainda que várias personalidades sociais e religiosas apoiarão o projeto, citando o nome do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek.
“Vários partidos entenderam a importância de construirmos um único nome e não lançarão candidatos a deputado federal em Foz para viabilizarem os apoios necessários a futura candidatura do Chico Brasileiro. Assim está agindo o PDT, o PP, o DEM, o PPS e o PT”, afirmou MacDonald.
O diretor da Fepal – Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, se deslocou de Curitiba para prestigiar o evento e também tornou público o comprometimento de Chico Brasileiro com a causa palestina e reafirmou o apoio, “uma pessoa que abraça a causa palestina como o Chico Brasileiro fez, e trabalha sempre com honestidade respeitando as diversidades culturais e políticas merecem nosso apoio!” disse.

Assessoria.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Chico Brasileiro Vai a Seminário em Curitiba

Vice-prefeito Chico Brasileiro está em Curitiba, hoje (14), participando do Seminário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que está sendo realizado no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep). Este é um evento importante sobre a segunda fase do PAC, o seminário é aberto aos prefeitos, vices e técnicos das prefeituras.

O Paraná será o primeiro estado a fazer essa discussão regional dos investimentos do PAC 2. O objetivo é apresentar os projetos do PAC e repassar a forma de dar entrada em projetos que tragam recursos para os municípios paranaenses. O estado terá inúmeros investimentos em saneamento, pavimentação, prevenção de enchentes, casas, creches, unidades de saúde, quadras escolares, praças, postos de polícia comunitária entre outros.

Chico Brasileiro está presente buscando inserir Foz do Iguaçu nas prioridades do estado para que a aceleração de obras chegue em breve na cidade.

Além de prefeitos e vices do estado todo, estão presentes o governador do estado do Paraná, Orlando Pessuti; ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures; Miriam Belchior, coordenadora geral do PAC; Inês Magalhães, secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Olavo Noleto, da Secretaria da Agricultura Familiar; além de representantes da Funasa (Saúde) e FNDE (Educação).

Assessoria.

sábado, 10 de abril de 2010

A Mágica Experiência da Anormalidade

*Luiz Henrique Dias

Caro leitor, passa das duas da manhã e cá estou eu, tentando comunicar-me. É necessário. É de natureza. Mas veja: se tais palavras chegarem aos seus olhos, seja pelo blog, seja pelo jornal, é por alguma ironia do destino. De qualquer forma, podemos conversar. Como amigos. O que acha? Mas hoje sou eu quem gostaria de falar. Sempre uso o espaço para contar contos ou narrar fatos. Hoje vou desabafar, só.

Esta semana tive experiências interessantes em minha jornada observativa. O mundo é mesquinho e dualisticamente, bonito. Conheci o efeito do poder financeiro agindo nas pessoas e notei o que estas, sobre o efeito de tal poder, são capazes de fazer com outras, as “subalternadas”. Vi de perto. Não senti, mas vi sentirem. O capital privado é paralítico, mas monolítico. Porém, pouco importa para quem oprime. A opressão é sintoma de fraqueza, não de poder.

Foi uma semana para se observar a falta de caráter, de mínima vontade do esforço pelo próximo por parte de pessoas acomodadas em suas cadeiras de situação. Foi uma semana de aprender mais sobre a mercantilização do que, para mim, até hoje, era fundamental à sociedade e pude perceber os resultados práticos de tal atitude. Mas nem tudo, caro leitor, apesar de parecer, esteve perdido.

Foi uma semana de conquistas, não só pessoais, mas coletivas. Relatar todas, pouco importe para você agora. Talvez nem caiba aqui, nos meus 2.500 caracteres, mas posso garantir algumas coisas: o mundo não está de todo perdido. Ainda há pessoas caminhando na Paraná. Ainda há pessoas sorrindo. Ainda há (e eu vi), os que param o carro para o pedestre, protegem os ciclistas, escolhem a lata para jogar o lixo, dão bom dia, sorriem (de verdade), escrevem mensagens desinteressadas, mandam cartas, fazem fotografias de flores, escrevem poemas, publicam poemas, tentam vender poemas, sorriem mesmo que poucos comprem seus poemas.

Há pessoas boas. Muitas delas. Parecem diluídas na multidão, mas são maiorias. Talvez elas estejam intimidadas com a gritaria e a falsa força dos detentores e difusores do capital e seus comparsas, mas existem. Se você, amigo leitor, que ainda está com os olhos no texto, pois deve ser uma dessas almas boas, conhece mais alguém assim, chame-a para o combate, para a revolução do bem. Ainda podemos resolver todos os problemas do mundo, sem utopia alguma, mas o tempo está acabando. Se ficar aí, ou uma ou outra, ou vira evapora, ou vira um cogumelo social.


* Luiz Henrique Dias é escritor, ator e Secretário de Organização do Partido Comunista do Brasil de Foz do Iguaçu.