sábado, 8 de maio de 2010

“Cultura e educação refletem no desenvolvimento da cidade”, diz Chico Brasileiro


Presente na solenidade de abertura do Salão do Livro que ocorreu na noite de ontem, 06, em frente à Fundação Cultural, o vice-Prefeito Chico Brasileiro ressaltou a importância da cultura para a transformação de uma sociedade, e citou exemplos locais do investimento às políticas públicas que estão mudando Foz do Iguaçu. “Foz do Iguaçu, findados os ciclos econômicos, inicia um período de consolidação da educação e da cultura, melhor caminho para o desenvolvimento de um povo, para a qualidade de vida, para um futuro melhor”, disse Brasileiro.
Segundo o vice-Prefeito, as mudanças provocadas pelo incentivo à cultura se refletem também na educação, que nos últimos anos vêm elevando os índices de aprovação na cidade. “Quando uma cidade investe em políticas públicas que interagem cultura e educação, os resultados são aparentes, a exemplo de Foz do Iguaçu, que nos últimos anos elevou os índices da educação básica, quando no ano passado atingiu 97% de aprovação nas escolas municipais”, relatou Brasileiro.
Outro investimento do Município em políticas públicas de cultura, foi a celebração do convênio realizado nesta semana com o Ministério da Cultura que garante a implementação de 14 pontos de cultura na cidade. Foz do Iguaçu foi a única cidade do interior do Paraná a conquistar os pontos de cultura, que potencializarão as manifestações artísticas e culturais do município ao propiciar o suporte necessário aos grupos locais.
Chico Brasileiro, que foi um dos protagonistas da realização do convênio dos pontos de cultura, atribuiu a conquista a uma longa trajetória de luta conjunta e articulação com o governo federal. “Esta é uma vitória coletiva, construída ao longo do tempo com o governo federal e principalmente em função do alinhamento às políticas públicas do Minc, que colocam a cultura como fator essencial para o desenvolvimento do País”, disse.

Salão do Livro
O evento que está na sua segunda edição - a primeira foi intitulada de Feira do Livro - acontece de 06 a 16 de maio, em frente à Fundação Cultural e reúne escritores, editores e públicos de todas as faixas etárias, em uma grande interação com o livro e a leitura. Neste ano, a expectativa é a de que passem pelo local mais de 30 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário