Encontro entre lideranças regionais do Partido defende a tese da união regional para eleger um Deputado Federal comprometido com o desenvolvimento regional dentro de um contexto nacional.
Foz do Iguaçu foi escolhida a sede para reunião das macro-regionais Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do PCdoB no Paraná, que aconteceu neste sábado, 1º de maio, e contou com a participação de representantes de mais diversos diretórios do Partido. O motivo: a cidade é o epicentro da pré-candidatura do Vice-Prefeito Chico Brasileiro à Câmara Federal. Pré-candidatura essa cada vez mais consolidada nas instâncias partidárias e que ganha força interna no PCdoB, caminhando para a definição final, em junho, na Conferência Eleitoral do Partido.
A reunião foi aberta pelo Presidente Municipal da sigla, o vereador Nilton Bobato, com a tradicional saudação calorosa, típica dos encontros entre comunistas em todo Brasil. Após, o presidente da Macro-Regional Sudoeste, o Arquiteto Nereu Ceni, fez uma análise da conjuntura Nacional e Internacional, levantando a polarização do processo eleitoral como a chave para o debate “de um lado, as forças consolidadas e progressistas do campo de Lula e do outro o atraso e o neoliberalismo de FHC, Lerner e Serra”.
O ponto alto do encontro foi a fala do próprio Chico Brasileiro, apresentando a tese do Desenvolvimento Regional de Fronteira Planejado como solução para grande parte dos problemas na Faixa de Fronteira Sul, principalmente a do Paraná, principalmente em quesitos básicos com saneamento, habitação, emprego, segurança pública, saúde, planejamento urbano, cultura e educação. Afirmou acreditar na necessidade de um representante regional para auxiliar nesse processo e levar contribuições ao Congresso, além de fortalecer a base de sustentação do Governo Dilma. Chico falou sobre a importância de uma bancada comunista maior e atuante, esclareceu o papel do Deputado Federal, criticando a atuação de alguns parlamentares, principalmente através da “emendas de voto”. Chico ergueu a bandeira do desenvolvimento social, coerente com as políticas implementadas por Lula nos últimos oito anos.
Com a palavra aberta, representantes do Diretório Municipal de Foz do Iguaçu e das cidades visitantes ratificaram o discurso do Vice-Prefeito e todos declararam apoio ao projeto. Além disso, todos apresentaram propostas para a campanha e deram um panorama geral da situação política de seus municípios. Os membros da Direção Municipal, Beatriz Alves, Pablo Braga Machada e Luiz Henrique Dias, fizeram uso da palavra e defenderam a tese de um Deputado comprometido com a região, o estado e o país, dentro de um contexto nacional de desenvolvimento econômico com inclusão, ressonante com as mudanças iniciadas com Lula.
Destaque para o comunista Paulo Porto Borges, de Cascavel, que apresentou proposta de aproximação com os Movimento Sociais da região, inclusive MST e indígenas, da Unioeste e dos professores. Afirmou acreditar ser fácil levar o nome de Chico Brasileiro para as entidades e movimentos, por seu passado ético e de trabalho e por seu presente de comprometimento não só com a cidade, mas com o projeto nacional. Sua fala foi apoiada pelo colega Edson, também de Cascavel, que afirmou ser de Chico o apoio do curso de odontologia da Unioeste.
O Presidente do PCdoB de Francisco Beltrão, Clézio Castanha, após uma análise da conjuntura de sua cidade e região, levantou problemas trazidos pela falta de um Deputado comprometido com o desenvolvimento e reafirmou o apoio a Chico Brasileiro e disse ajudar a levar seu nome aos municípios do Sudoeste.
Também declarou apoio à candidatura o representante dos municípios do Centro-Sul, Paulo Bueno, de Foz do Jordão. O jovem comunista disse estar otimista com a pré-candidatura e afirmou estar disposto a abraçar a campanha em toda sua região.
Ao final das falas, foi feito um debate sobre a pré-candidatura e sua inserção no contexto estadual. Os presentes organizaram grupos de trabalho para iniciar uma comunicação entre cidades e estabeleceram um calendário para as Conferências Municipais, que devem ocorrer no mês de maio, antecessoras da Conferência Estadual, marcada para junho, onde serão debatidos os rumos do Partido dentro do processo eleitoral e será ratificada por todo estado a candidatura de Chico Brasileiro ao Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário