sábado, 14 de novembro de 2009

Congresso do PCdoB: renovação e manutenção de princípios programáticos

* Nilton Bobato

Os comunistas de Foz do Iguaçu nunca tiveram uma representação tão expressiva num Congresso nacional do PCdoB como na edição de 2009. Em 2005, apenas o vice-prefeito Chico Brasileiro foi eleito delegado, nos anteriores não tivemos representação iguaçuense. No XII Congresso, realizado no último final de semana em São Paulo, foram quatro iguaçuenses delegados (este vereador, o vice prefeito Chico Brasileiro, a secretária de Educação Joane Vilela e a advogada Beatriz Alves), além de Fabiana Zelinski, ex-presidente da UPE, iguaçuense que cumpre tarefa partidária em Curitiba. Também participou do Congresso, como um dos 200 convidados do Comitê Central, o empresário Jihad Abu Ali, membro do Comitê Municipal do PCdoB. Participação expressiva que comprova o crescimento do Partido em Foz do Iguaçu e afirmação dos comunistas iguaçuenses como expressão partidária estadual e expressão política municipal.

O XII Congresso do PCdoB mostrou um partido grande, unido, renovado e reafirmando princípios programáticos. Participaram do Congresso 1085 delegados de todo o país, representando mais de 200 mil filiados. O ato político do Congresso reuniu o presidente Lula, a ministra Dilma Roussef, cinco outros ministros, o presidente nacional do PT, deputado Berzoini, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), representações nacionais do PDT e PSB e o senador Aloizio Mercadante (PT). Participaram ainda 49 delegações estrangeiras, reafirmando o caráter internacionalista da luta operária.
O Partido mostrou renovação elegendo um Comitê Central com 105 membros, ampliando a presença jovem, a presença negra, operária e institucional no organismo dirigente nacional do Partido, representando a atual realidade do PCdoB e seu crescimento. Uma eleição com caráter de unidade, consensual, mostrando que o PCdoB está com seus alicerces estruturados e pronto para novas e grandes batalhas, como a manutenção do projeto desenvolvimentista em andamento no país e uma grande ampliação da bancada de deputados federais e senadores comunistas no pleito de 2010.
Todo este crescimento e renovação é respaldado pela manutenção e atualização dos princípios programáticos do PCdoB, pavimentando a proposta socialista para o Brasil, sem titubeações. O Novo Programa Socialista aprovado no XII Congresso salienta estes princípios. Um programa socialista, revolucionário, mas adequado aos novos tempos democráticos vividos pelo país. Um programa socialista, revolucionário, que leva em conta os avanços conquistados nestes sete anos de governo popular e progressista, que conta com a presença atuante dos quadros comunistas na sua condução. O PCdoB repetiu no texto consensualmente aprovado pelos delegados do XII Congresso, que é o partido que luta pela construção do socialismo no Brasil, que luta pela unidade popular de seu povo e expressa o caráter classista desta luta.
Para levar a cabo esta luta e constituir um Partido orgânico e ao mesmo tempo grande, o XII Congresso aprovou também um programa para uma política de quadros comunistas. O programa reafirma a necessidade de construir uma agressiva tarefa de organização partidária em bases, formação de seus quadros militantes e de direção, capaz de manter os princípios programáticos e estratégicos do PCdoB, ao mesmo tempo, capaz de constituir um Partido moderno, com atuação institucional e nos movimentos sociais, sem perder de vista o caráter vanguardista de organização da classe trabalhadora.
O Congresso também foi marcado por momentos emocionantes, como a homenagem prestada pelo deputado federal Aldo Rebelo (SP) à história de luta do povo brasileiro, o discurso do presidente Lula, que resgatou a história da participação comunista na constituição do projeto que o levou a presidência e no momento cultural do Congresso, quando brilhantemente o comunista Jorge Mauttner tocou a Internacional Socialista no violino e entoou o canto “Minha Bandeira” em coro com a platéia.
No XII Congresso, o PCdoB renovou seu espírito e reafirmou seu compromisso com o socialismo.
* Nilton Bobato é vereador em Foz do Iguaçu e Presidente Municipal do PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário