Desenvolvimento e Cidadania
*Luiz Henrique Dias
Crescimento. Esta é a palavra de ordem figurada na boca dos chamados desenvolvimentas. Porém, pouco fala-se sobre como tal desenvolvimento deve ocorrer. Seria errado de nossa parte, cidadãos, acreditar em processos unilaterais, indicados apenas pela lógica empresarial, com a falsa alegação de gerar empregos. Seria, também, absurdo acreditar em modelos propostos por governantes isolados em seus refrigerados gabinetes, longe de qualquer crítica, sugestão ou opinião da população, principalmente a mais carente.Deve-se buscar um modelo de desenvolvimento inovador, moderno, dentro do novo contexto social e latino americano, onde a população tem voz e voto.
O mecanismo da Audiência Pública é um dos grandes avanços de nossa democracia. Através dela, as entidades, a sociedade civil organizada e os cidadãos (independente de sua condição econômica) tem a possibilidade de ouvir e ser ouvido, além de poder acompanhar de perto as discussões que interferem direta ou indiretamente em sua vida e sua cidade e poder mudar o rumo das ações do poder público sobre o espaço urbano. Assim, o crescimento da cidade torna-se sustentável, uma vez que abrange a vontade da maioria e não apenas de poucos detentores do poder. As decisões são multilaterais e, na maioria das vezes, dentro dos padrões ambientais e humanos, geralmente escolhidos quando a decisão parte da coletividade.
Participar das decisões é, antes de um direito, um dever para todos nós. É expressar, ainda mais, nossa cidadania.
* Luiz Henrique Dias é Secretário de Organização Política do PCdoB de Foz do Iguaçu, escritor e estudante de Arquitetura e Urbanismo.
**************************
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO DE FOZ DO IGUAÇU E A IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, às 9h30, vamos realizar Audiência Pública para debater o futuro do desenvolvimento econômico da cidade e a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social - COMDES, Lei 3574/09. A reunião acontece no Plenário da Câmara de Vereadores e irá reunir as diversas entidades, órgãos públicos e conselhos que atuam na área do desenvolvimento local.
Foz do Iguaçu se prepara para entrar numa nova era de desenvolvimento, que além do turismo, do comércio e da geração de energia, será um pólo educacional, um dos principais centros do pensamento latino-americano, com a implantação da UNILA e do IFPR. Estamos preparados para isso? O que o Município precisa fazer para integrar estes investimentos, convergir numa única direção, se estruturar e se preparar para o futuro que promete ser grandioso?
Não podemos imaginar que as decisões a respeito deste futuro sejam exclusivas do Poder Executivo, da Itaipu Binacional ou de entidades empresariais. A comunidade iguaçuense precisa participar deste debate, sugerir e interagir. O resultado destes projetos mudará a vida de todos nós, se não participarmos de sua elaboração, poderá ser tarde para reclamar!
A Audiência Pública pretende debater este futuro, apresentar subsídios para a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, organismo que irá reunir todos os conselhos iguaçuenses e integrar o debate sobre as políticas públicas para o desenvolvimento local.
PARTICIPE e CONVIDE OUTROS(AS)
Atenciosamente
Nilton Bobato
Vereador - PCdoB
Nenhum comentário:
Postar um comentário