A desesperança, o individualismo, a instabilidade, o embrutecimento e a violência entre o povo vão se manifestando em larga escala à medida em que avança a aplicação do projeto neoliberal. As massas passam a viver uma série de problemas que dificultam o interesse direto pela atividade política. Por isso é importante que o coletivo de base comunista se apresente como uma alternativa de esperança, de espaço para a discussão da multilateralidade de problemas vivenciados pelo povo, como referência de valores opostos aos da "modernidade" neoliberal.
O perfil de uma Organização de Base comunista deve ser de um coletivo consciente, de vanguarda, e ao mesmo tempo profundamente integrado à vida dos trabalhadores e do povo. Elemento de rebeldia e luta contra a situação vigente e ao mesmo tempo espaço de uma prática solidária e fraterna.
Se o coletivo de base comunista pretende se inserir profundamente entre o povo deve ser além de centros de fazer política, lugares em que as pessoas possam aprender, trocar experiências, participar de atividades culturais, festivas, de lazer e artísticas, através de oficinas, apresentações etc.
A OB para agir nesse sentido precisa de uma sede ou pelo menos um lugar de referência, onde possa fazer reuniões e ter discussões permanentes. Nesses encontros as opiniões dos militantes são ouvidas e tomadas as decisões, ou seja, a Organização de Base é o espaço para uma prática democrática onde a unidade na atividade é garantida pelo respeito à opinião da maioria e às decisões do Partido. As reuniões para serem bem sucedidas precisam ser convocadas com antecedência em local e horário que permitam a maior participação possível dos filiados.
Organização de Base dentro da sociedade
A idéia da Organização de Base comunista como uma parte integrante do tecido social em que atua é fundamental. Às vezes há a dificuldade de aparecer e agir como tal: ou os militantes comunistas aparecem só como dirigentes de entidades de massa, ou como um corpo estranho, membros de um gueto, que só falam e se preocupam com assuntos distantes dos problemas da sociedade local.
A base comunista precisa fazer parte da paisagem local, como se diz. Da mesma forma como são naturais os times de futebol, os grupos de música, as igrejas etc., cada qual com sua especificidade. O coletivo comunista, com identidade própria deve conquistar seu espaço, adquirir respeito, ser encarado como algo necessário à comunidade que busca afirmar sua cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário