segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vereador Nilton Bobato Presta Contas do Mandato

Um encontro da democracia entre o vereador Nilton Bobato e seus eleitores aconteceu na última Quinta-feira, 21, na Câmara de vereadores. Com o plenário atipicamente lotado, o vereador prestou contas das suas ações enquanto representante popular. Também participaram da prestação de contas, o Vice-Prefeito, Chico Brasileiro, a Secretarias de Educação, Joane Vilela e de Saúde, Lisete Palma.

“O objetivo é fortalecer o mandato através do exercício da democracia, onde todos participem dessa construção coletiva”, disse. Um exemplo que para o comunicador João Carlos de Carvalho deve ser seguido por todos os homens públicos. “Essa iniciativa do Bobato deve ser espalhada para outros vereadores, alías deveria ser obrigatório já que se prega tanto a transparência”, exclamou.

Próximo aos eleitores, o vereador optou por não ocupar a mesa da Casa e apresentou os projetos, indicações, e requerimentos, todos frutos dos encontros com a comunidade. “Uma das coisas que utilizamos muito nestes 4 primeiros meses, foram as indicações – instrumento que apesar de não ser impositivo – tem gerado alguns resultados”. Um desses resultados segundo Bobato, foi a instalação da rede de esgoto na Vila Shallon, que partiu da indicação do vereador e da busca pela solução através da assessoria.

“Nós percorremos os bairros, realizamos reuniões e depois transformamos em indicações, mas elas só tem efeito porque temos a assessoria que busca os setores responsáveis pela realização das necessidades”. Além disso, o vereador relembrou ações importantes do mandato no sentido do estímulo ao debate e a disputa de idéias presente em alguns temas polêmicos, como a abertura do comércio aos domingos, a inclusão da taxa de lixo na conta de água, os gastos públicos com propaganda, a discussão sobre a transparência e a ética, a intervenção do mandato para solução das estradas federais que atravessam o município, etc.

Para Chico Brasileiro, que também realizava assembléias quando era vereador, “essa experiência de apresentar o trabalho do vereador tem sido rara no legislativo brasileiro, infelizmente o que se tem é a falta de transparência. Essa iniciativa de receber opiniões, divulgar as ações vem mostrar a necessidade de ter na Câmara, um vereador (mesmo que seja só um) que tenha um comportamento e pensamento político que representa uma boa parcela da sociedade”.




Cultura

Bobato destacou a atuação do mandato na área cultural, com a realização da audiência pública que discutiu a criação do Sistema Municipal de Cultura realizada em março deste ano. O encontro que reuniu diversos agentes culturais e população debateu a minuta do projeto do Sistema Municipal de Cultura, uma espécie de eixo base para toda e qualquer ação ou programa cultura.

Para o vereador, a construção do debate acerca de um plano base da cultura é uma luta história do movimento cultural que começa a se tornar realidade. “Sou testemunho desse enfrentamento de Bobato com as principais questões do município, como a questão da cultura – onde tradicionalmente o poder público não realiza investimento que o setor necessita – mas agora vejo que muitas coisas estao andando, principalmente com a intervenção do Bobato”, testemunhou.



Transparência

Nilton Bobato, defensor da transparência nos espaços políticos, vem atuando no sentido de aumentar os mecanismos de divulgação dos atos do Poder Executivo e legislativo. O próximo projeto do vereador para garantir a transparência, que tramita na Câmara, é a obrigatoriedade de divulgação - no ato de nomeação dos assessores - da designação de vinculação entre assessores e vereadores. “Atualmente, não é identificado quem nomeou assessores, impossibilitando a fiscalização da própria população e do processo de transparência”, explicou Bobato.


www.niltonbobato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário